curiosidades sobre portugal

Fatos Mais Interessantes Curiosidades Sobre Portugal

Portugal é uma nação fascinante com uma grande história que permeia todas as cidades, desde a capital vibrante até as cidades mais pequenas e idílicas. Desde que resido em Portugal há algum tempo, descobri uma tonelada de grandes curiosidades sobre Portugal e a cultura e história portuguesas.

Você está indo em breve para a nação mais ocidental da Europa? Quer saber mais sobre os seus antepassados ​​e antecedentes culturais se tiver ascendência portuguesa ? Independentemente disso, espero que goste de saber mais coisas sobre Portugal e que os factos que o tornam especial.

Curiosidades Sobre Portugal

A Livraria mais Antiga do Mundo Está na Capital de Portugal

A livraria Bertrand, ou Livraria Bertrand (foto acima na esquina), foi fundada em 1732 e está localizada em Lisboa, capital de Portugal. Isso a torna a livraria ainda em funcionamento mais antiga do mundo. A Livraria Moravian, a segunda mais antiga, foi inaugurada na Pensilvânia em 1745.

As Fronteiras de Portugal têm Quase 800 anos

Aquando da independência, o território português era muito menor do que o actual, mas com a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297, as fronteiras portuguesas foram definidas. Assim, com apenas algumas pequenas exceções (como a questão de Olivença), as fronteiras de Portugal estão entre as mais antigas da Europa.

Portugal já Coroou Uma Rainha Morta

Um dos lugares cruciais mais conhecidos em Portugal é o de Pedro e Inês. O rei, que não aprovava a relação de Inês de Castro com Pedro, o herdeiro, ordenou o seu assassinato. O corpo de Inês de Casto foi exumado quando D. Pedro I foi coroado rei, tornando-a monarca de Portugal mesmo após a morte. No entanto, toda a narrativa é muito complexa e bastante interessante. Aqui, pode ler sobre o romance entre Pedro e Inês.

Portugal é o maior Produtor de Cortiça do Mundo

70% da cortiça exportada a nível mundial é produzida em Portugal. Isso faz sentido porque o país também abriga a maior floresta de cortiça do mundo. A Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos são os principais importadores de cortiça portuguesa.

Os Portugueses Descobriram a Austrália

Embora não seja uma teoria universalmente aceita, há muitas evidências de que os portugueses chegaram à Austrália bem antes dos britânicos e holandeses. A frota de Cristóvão de Mendonça provavelmente chegou à Austrália em 1522, tendo até explorado boa parte da costa leste. Há também a tese de que Gomes de Sequeira em 1925 deveria ter chegado ao que é hoje a península de York.

Portugal é o lar da Maior Ponte Suspensa Para Pedestres do Mundo.

A Ponte 516 de Arouca fica a 175 metros acima do solo e a 516 metros de comprimento. Une-se às margens do Rio Paiva e oferece vistas deslumbrantes sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras. A uma hora do Porto, a ponte está situada no Arouca Geopark. A partir de maio de 2021, a ponte estará aberta.

Os Portugueses são Fatalistas

A música portuguesa mais tradicional, o Fado, capta melhor uma das características mais estranhas do povo português: a sua atração pelo fatalismo. Este género musical distingue-se por melodias e letras sombrias e sombrias, muitas vezes referenciando o mar, a pobreza e um ar de resignação e melancolia. Em 2011, a UNESCO designou o fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Portugal e Inglaterra têm a Aliança Diplomática mais Antiga do Mundo

A Aliança Anglo-Portuguesa foi assinada em 1373 e está em vigor até hoje. Ambos os países entraram em guerras para defender o outro. Exemplos notáveis ​​incluem o Reino Unido entrando na Guerra da Península Ibérica e Portugal entrando na Primeira Guerra Mundial.

Lisboa Foi Atingida Por Um Dos Terremotos mais Poderosos da História Europeia

Este fato particular sobre a história portuguesa é especial. Lisboa foi atingida por um terremoto de magnitude 9,0 em 1º de novembro de 1755, que foi seguido por um tsunami e incêndios que deixaram grande parte da cidade em ruínas. No Dia de Todos os Santos, feriado significativo com igrejas repletas de velas acesas, ocorreu o terremoto. Muitas dessas velas caíram durante o terremoto, causando grandes incêndios. Além das 275.000 mortes, 85% das estruturas da cidade foram destruídas. Moradores ainda falam das terríveis naturais curiosidades sobre Portugal

Portugal Foi a Primeira Potência Colonial a Abolir a Escravidão

Apesar de ter estado fortemente envolvido no comércio de escravos no Atlântico, Portugal aboliu a escravidão em 1761 – meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha ou Estados Unidos. Esta é uma curiosidades sobre portugal muito popular.

A Reconquista é Considerada a Guerra Mais Longa Do Mundo

A “Reconquista” na Península Ibérica, não apenas em Portugal, é considerada o conflito mais longo do mundo. Começou em 716 com a Batalha de Covadonga e não terminou até a queda de Granada em 1492. Este conflito durou quase 800 anos! A “Reconquista” portuguesa durou vários séculos apesar de ser muito mais curta.

Um país, Três Continentes

Embora Portugal pertença à Europa e faça parte da União Europeia, o arquipélago da Madeira está situado no continente africano e o arquipélago dos Açores está localizado no continente americano.

Os Portugueses Adoram Comida De Bacalhau

Um dos maiores consumidores mundiais de bacalhau é Portugal. Comemos bacalhau cozido, assado, grelhado e até cru. Como o bacalhau está sempre presente, é referido como o “amigo fiel”. Existem até 365 pratos de bacalhau, um para cada dia do ano, segundo a lenda. O bacalhau em Portugal tem uma longa e fascinante história, começando pelos vikings que o trouxeram e terminando com as campanhas do bacalhau sob a ditadura do Estado Novo no século 20 .O pastel de Belém é um dos doces mais tradicionais de Portugal

Portugal é 95% água

Como já referimos algumas vezes, Portugal é um país muito pequeno e cheio de crostas, sendo apenas o 110º com uma área de apenas 92 212 Km 2, se incluirmos apenas a área terrestre. No entanto, uma das características mais curiosas do território português é a sua enorme zona económica exclusiva com 1 720 560 Km 2. ​​A área marítima é quase 19 vezes maior do que a área terrestre, estilizando Portugal o 20º país a nível mundial e o 3º maior da Europa.

A Capital Sul-americana

Enquanto estamos no assunto do continente americano, o Rio de Janeiro já foi a capital de Portugal. Não durou muito, mas tenho certeza que eles gostaram de lá.

Leis Pioneiras

Embora Portugal seja considerado bastante tradicional em alguns aspectos, a nação tem um histórico de promulgação de legislação inovadora. Com a aprovação da Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em 1867, Portugal foi a primeira nação a começar a promulgar leis para abolir a pena de morte. Pela Lei 30/2000, Portugal foi a primeira nação a eliminar todas as penalidades criminais por posse de maconha para uso pessoal. Além disso, a terapia, em vez de penas de prisão, deveria ser oferecida aos usuários de drogas.
Você conhecia algumas dessas curiosidades sobre Portugal? Tem

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.