como escrever um resumo de livro

Como Escrever Resumo De Livro Com Alguns Exemplos

como escrever resumo do livro?

Para mim, essa pergunta é: “Sobre o que é o seu livro?”

Muitas vezes, é uma pergunta incrivelmente difícil de responder com qualquer tipo de brevidade. Isso soa maluco, não é? Afinal, eu escrevi a maldita coisa, então eu deveria ser o mais adequado para resumir.

Mas a verdade é que os livros mudam e evoluem ao longo do processo de escrita. Você pode começar com um conceito conciso, mas à medida que adiciona e aprofunda sua história, seus temas e personagens se tornam mais complexos e fluidos, seu “discurso de elevador” original pode ser engolido pela criatura complicada que seu livro acaba se tornando.

Isso deixa você com um dilema perigoso: delinear todo o peso e complexidade temática do seu romance pode resultar em um resumo pesado, mas omitir esses elementos do seu resumo trai os pontos fortes e o espírito do seu livro.

Como Escrever Livro Resumo?

No entanto, ser capaz de resumir de forma precisa e envolvente sua escrita é uma habilidade essencial para qualquer escritor.

Seu resumo é o seu discurso de vendas e, embora o título e a capa do seu livro possam causar a primeira impressão nos possíveis leitores, é a sinopse da contracapa que faz o trabalho pesado de convencê-los de que seu livro vale a pena.

Mas uma isca atraente não é suficiente para fazer o trabalho.

Não importa se você está escrevendo uma capa de livro, uma sinopse para sua contracapa, uma sinopse para sua capa ou apenas um logline cativante que você pode usar para fins promocionais, você precisa ser capaz de transmitir uma enorme quantidade de informações em poucas palavras.

Um bom resumo de livro escrito deve dizer ao seu leitor quatro coisas importantes sobre seu romance:

Quem é seu personagem principal

E quero dizer “quem” no sentido cósmico.

Não nos diga apenas o nome do seu protagonista. Ele é um superespião britânico ultrasuave? Ele é uma alma sensível? Ele é um pária em sua família? Ele é surdo?

Diga aos seus leitores algo que os ajudará a se relacionar instantaneamente com seu personagem principal – ou pelo menos deixá-los empolgados com a história dele.

Qual é o conflito central da história

Resumindo: O que seu protagonista quer? E o que a impede de conseguir o que quer?

Se o seu livro tem um vilão, apresente-o aqui.

Use seu resumo para estabelecer o que está em jogo em sua história, mas apenas em linhas gerais. Lembre-se, você não quer estragar nenhuma grande trama para seus leitores!

O gênero do seu livro

Você já pegou um livro que descrevia seu enredo como uma brincadeira de ficção científica que abarcava galáxias, apenas para encontrar erotismo fumegante e terrestre nas páginas? Ou antecipou um romance histórico – apenas para ter um bando de dragões aparecendo?

Há poucas coisas mais chocantes para um leitor do que uma isca de gênero. É por isso que é importante estabelecer o gênero do seu livro em seu resumo: mesmo que você acredite que o gênero não afeta o enredo de forma significativa, seus leitores ainda querem ter uma noção do que estão se comprometendo antes de comprar e ler seu livro.

Você pode ser tão direto ou vago com isso quanto quiser. Pode parecer desajeitado sair e dizer algo como “Nesta aventura ocidental …”, mas indicadores simples como esse vão longe para estabelecer não apenas o gênero, mas também o cenário, o conflito e a atmosfera.

O Tom do Seu Livro

Se você quiser ser um pouco mais sutil, existem maneiras de estabelecer o gênero do seu livro invocando seu tom.

Já discutimos isso no passado, mas muitos gêneros populares de literatura estão tão arraigados na consciência pública que certos estilos de linguagem e escrita estão permanentemente associados a eles. Olhe para a sua escrita: se você estabeleceu fortemente um gênero específico em seu livro, use uma linguagem semelhante para descrever esse livro.

Ou, em termos mais simples: seu resumo deve soar como seu livro.

Se você escreveu um romance de terror, seu resumo deve ser assustador. Se for uma comédia irônica, sua sinopse na contracapa deve fazer os leitores rirem.

Isso não apenas estabelece um tom consistente, como também lhe dá a chance de mostrar sua proeza autoral antes mesmo de o livro começar.

Tipos de Novos Resumos com Exemplos

Então você acabou de aprender qual é o trabalho de um resumo de livro – agora, vamos falar sobre o que é preciso para escrever um.

E, como discutimos anteriormente, não há apenas um tipo de resumo de livro que você pode. Na verdade, existem três (bem, talvez quatro – mas falaremos sobre isso em breve) principais tipos de sinopses de livros que você pode escrever, e todos eles desempenham funções ligeiramente diferentes.

Parece difícil? Não se preocupe, estamos aqui para falar sobre os altos e baixos de escrever cada um desses formulários de resumo.

A Linha de Registro

Com duas frases ou menos, o logline dá a resposta mais rápida possível para “Sobre o que é o seu livro?” enquanto ainda cobre todos os seus principais elementos.

Mas como você resume tanto conteúdo em apenas algumas dezenas de palavras?

Bem, na verdade existe uma fórmula para isso.

Desde a Idade de Ouro de Hollywood, os roteiristas têm apresentado seus projetos para produtores de estúdio com loglines usando uma fórmula bastante básica – e Hollywood está usando a mesma fórmula para lançar os filmes finalizados para as massas.

Essa fórmula, aperfeiçoada pelo autor de suspense Graeme Shimmin, também funciona para romances. Fica mais ou menos assim:

Em um (SETTING), (SEU PROTAGONISTA) tem um (CONFLITO) por causa de (ANTAGONISTA ou FONTE DE CONFLITO) enquanto tenta (OBJETIVO).

E como isso fará muito mais sentido se você vir a fórmula em ação, vamos criar um logline para um dos meus livros favoritos: Coraline, de Neil Gaiman.

LOCAL: Uma nova casa no campo inglês.

PROTAGONISTA: Coraline Jones, uma garotinha entediada.

CONFLITO: Coraline fica presa em uma realidade alternativa semelhante a uma armadilha, aparentemente projetada para mantê-la entretida.

ANTAGONISTA: Um predador sobrenatural posando como a “outra mãe” de Coraline.

OBJETIVO: Coraline deve escapar da “Outra Mãe” e resgatar seus pais antes que suas forças vitais sejam drenadas.

Agora, simplesmente inserir essas frases na fórmula criaria uma bagunça gigante. Mas com um pouco de reescrever e apertar, vamos ver o que podemos fazer:

Depois de ser forçada a se mudar, uma jovem entediada com a vida monótona de seus pais fica presa em uma realidade alternativa dominada por um predador sobrenatural que afirma ser sua “outra mãe”. Usando apenas sua inteligência e bravura, Coraline deve resgatar a si mesma e seus pais antes que a outra mãe drene sua força vital.

Vê isso? Duas frases e apenas 50 contagem palavras, e ainda cobre todos os pontos mais importantes da novela clássica.

Você pode usar uma logline para muitas coisas: Envie seu livro para os agentes. Resumir submissões para editoras. Você pode até usar uma versão condensada do seu logline nas redes sociais para promover o lançamento do romance.

O resumo da contracapa

Se um leitor estiver engajado com seu título e design de capa, a primeira coisa que ele fará é virar o livro e ler o que está na parte de trás.

Esta sinopse é chamada de sinopse da contracapa, o avô de todos os resumos de livros – e é sua melhor chance de causar uma boa primeira impressão nos leitores antes mesmo de abrirem seu livro.

Uma sinopse de contracapa é um pouco como sua logline, com algumas mudanças importantes.

Por um lado, você tem muito mais espaço para trabalhar, cerca de 100 a 150 palavras, então solte sua linguagem e fraseado. Dois, a estrutura é mais solta: uma sinopse ainda cobre muitos dos mesmos pontos, mas é um pouco mais vaga, um pouco mais astuta, um pouco menos clínica… um pouco mais “clickbait”, se você preferir.

Vamos dar uma olhada em uma das melhores sinopse de capa traseira de todos os tempos, esta vindo de Crepúsculo de Stephanie Meyer. Sim seriamente.

Sobre três coisas eu estava absolutamente positivo.

Primeiro, Edward era um vampiro.

Segundo, havia uma parte dele – e eu não sabia o quão dominante essa parte poderia ser – que ansiava pelo meu sangue.

Terceiro, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Não importa qual seja sua opinião sobre o melodrama muito ridicularizado da Sra. Meyer, você tem que admitir: essa soma mata.

Sim, é uma citação tirada diretamente do romance. Não, ele não segue exatamente a fórmula da linha de log. Mas cumpre sua função perfeitamente.

Ele configura os personagens principais (o narrador e Edward, o vampiro) e o conflito central (que o narrador está apaixonado por um monstro perigoso que pode muito bem querer matá-la). E o faz na própria voz do narrador, estabelecendo firmemente o tom do romance desde o início.

Observe, no entanto, que ele nem toca em como esse conflito será resolvido. Ao contrário do logline, sua sinopse de contracapa deve cultivar uma sensação de mistério em torno do enredo do seu livro. Seu resumo deve fazer uma pergunta, mas apenas sugerir a resposta.

Lembre-se, mesmo que você não esteja escrevendo um thriller bem enrolado, seus leitores ainda esperam algumas reviravoltas, reviravoltas e surpresas. Se eles têm todas as respostas, eles podem muito bem estar lendo um livro de receitas.

Nota do editor: dependendo de como seu livro foi projetado, a sinopse da contracapa pode não estar na parte de trás do romance. Se você tiver a sorte de conseguir um lançamento em capa dura, seu resumo estará na aba frontal da capa do livro. Isso lhe dá um pouco de espaço extra para trabalhar, mas não deve afetar muito a estrutura da sua sinopse.

Além disso: você pode usar sua sinopse de contracapa (ou uma versão modificada dela) para sua sinopse na Amazon e em outras livrarias online. Pontuação!

O Resumo da Capa Frontal

Apenas uma nota rápida sobre isso. Embora geralmente você queira deixar seu título e a adorável arte da capa falarem, muitos autores também incluem breves sinopses em suas capas.

Às vezes, essas sinopses não são resumos, mas trechos de resenhas ou palavras de elogio de outros autores. Às vezes, tudo o que eles fazem é lembrar os leitores do status de best-seller de uma série ou que um determinado livro foi escrito pelo mesmo autor de outro título conhecido.

Mas de vez em quando, os autores escrevem resumos extremamente truncados para suas capas. Nesses casos, a sinopse não pretende resumir o enredo do livro, mas sim descrever a experiência de lê-lo.

Pense nos slogans que você vê nos pôsteres de filmes: o imortal Duro de Matar foi anunciado como “40 Histórias de pura aventura!” que não resume exatamente o enredo, mas descreve a essência do clássico de ação. O Senhor dos Anéis tem “Um anel para governar todos eles”, enquanto Tubarão tem “Não entre na água”.

Pense na sinopse da capa como o slogan do seu livro. São principalmente palavras vazias, mas prometem um bom momento.

Resumo do livro de escrita de sua história

Você trabalhou duro para tornar seu livro uma experiência agradável para qualquer leitor, mas, a menos que você possa resumir sobre o que é sua preciosa história, eles podem deixá-la na prateleira.

Com este guia prático, você está no caminho certo para criar seus próprios resumos de livros matadores – e divulgar seu próximo grande romance.

Qual é a diferença entre um resumo de livro e uma resenha de livro?

Independentemente das razões por trás de você querer escrever um resumo de livro, seja para escola, trabalho ou hobby, deve-se notar que um resumo de livro não é uma resenha de livro.

Embora a diferença entre os dois possa não ser preto e branco, deve-se notar que uma resenha de livro é uma descrição do livro com seus pensamentos e sentimentos sobre o assunto. Um resumo do livro, muitas vezes chamado de sinopse, recapitula e resume todos os aspectos-chave da narrativa, sem nenhum comentário tendencioso.

Como estruturar um resumo de livro?

Este é um pouco complicado, pois depende de você como deseja formatar o resumo do seu livro.

O que eu descobri ser o melhor formato é ir seção de cada vez, com uma seção apresentando os personagens principais antes de você mergulhar na história que o autor está contando.

Por exemplo, se o livro tem 15 capítulos, você deve ter 16 seções do resumo do livro, uma para introdução dos personagens, cenário e tema, e as outras 15 resumindo cada capítulo.

Além disso, você pode adicionar uma seção no final como conclusão, mas em alguns casos, isso pode não ser necessário. Se você é o tipo de pessoa que gosta de adicionar seus dois centavos, esta seria a seção para fazê-lo.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.