significado bandeira portugal

Significado Bandeira Portugal Com História e Curiosidade

As bandeiras nunca consistem em uma coleção aleatória de matizes, desenhos e símbolos. Embora algumas bandeiras sejam mais atraentes que outras, os tons e os desenhos nunca são escolhidos apenas por razões estéticas. Tudo tem valor e significado. Aqui falamos sobre o significado bandeira Portugal

Não há diferença na bandeira portuguesa. O comitê de design da bandeira não escolheu vermelho e verde apenas porque gostou desses tons. Foram seleccionados pela sua importância para o passado e presente de Portugal.

Uma equipe especial foi criada em 1911, um ano após a derrubada da monarquia portuguesa e o país ser declarado república, para criar uma bandeira que representasse o novo Portugal. Os pintores Columbano Bordalo Pinheiro e João Chagas, bem como os escritores Abel Botelho, serviram nesta comissão.

Eles apresentaram o design da bandeira que todos conhecemos hoje, depois de muito bater cabeça e debater, mas não foi inicialmente bem recebido. Na verdade, foi considerado controverso. A comissão teria de justificar cada decisão que tomasse e porque era crucial para esta nova bandeira portuguesa.

Significado da Bandeira Portuguesa: O Que Significa a Bandeira De Portugal

Embora as faixas carmesim e verde na bandeira portuguesa tenham historicamente conotações políticas, as cores agora devem representar a esperança de Portugal e o sangue perdido em defesa do país.

A esfera armilar no brasão porto de armas o instrumento usado pelos marinheiros portugueses durante a Era dos Descobrimentos. O escudo português, que também é um componente do brasão, apareceu em todas as bandeiras deste país ao longo da história. Os sete castelos da bandeira portuguesa comemoram a conquista de Portugal sobre seus inimigos durante o reinado de Afonso III em 1200, enquanto os cinco pequenos escudos azuis representam as cinco chagas de Cristo.

Sinalizar Fatos

Existem dois apelidos para a bandeira portuguesa. Bandeira das Quinas significa “Bandeira dos Cinco Escudos”, enquanto Bandeira Cerde-Rubra significa “Bandeira Verde-Vermelho” em inglês.

Uma pena de prisão de 12 meses pode ser imposta a quem desrespeitar a bandeira nacional.

Quatro pessoas dobram a bandeira portuguesa em um quadrado para uso em contextos formais.

Cores da Bandeira

As duas cores principais do significado da bandeira portuguesa são verdes e vermelhos. Uma faixa vertical de verde está localizada na talha, enquanto uma faixa horizontal maior de vermelho está localizada na haste da bandeira. A bandeira também apresenta o brasão nacional do país, que inclui as cores amarelo, branco, vermelho, verde e azul.

O Verde e o Vermelho

As cores da bandeira portuguesa verde e vermelho são o que a maioria das pessoas percebe primeiro. A comissão que criou a bandeira afirmou que o verde representava esperança para o futuro e o carmesim representava todo o sangue derramado por pessoas que lutaram para que Portugal se tornasse uma república.

Embora essa justificativa fosse idealista, não convenceu a todos. Apesar de seus laços com a monarquia, muitas pessoas favoreceram a tradicional bandeira vermelha, branca e azul.

Além de conhecido, o azul estava ligado a Nossa Senhora da Conceição, que foi ungida Rainha e Padroeira de Portugal por D. João IV. Seria um desafio eliminar quaisquer símbolos religiosos porque Portugal ainda é uma nação profundamente religiosa.

Outra razão, talvez mais significativa, pela qual muitos rejeitaram as novas cores foi o facto de serem as cores do Partido Republicano Português: vermelho e verde. Sim, Portugal caminhava para a república, mas isso não justificava dar publicidade gratuita ao Partido Republicano Português.

Apesar dessas preocupações, o design da bandeira foi aceito. Curiosamente, a bandeira não está dividida uniformemente: há muito mais vermelho (sangue) do que verde (esperança), o que é muito típico do panorama português.

A Esfera Armilar Amarela

Não é imediatamente óbvio qual é a forma no meio da bandeira portuguesa, mas são duas coisas: uma esfera armilar amarela (o desenho de fita amarela) e um escudo.

Durante a Era dos Descobrimentos ou Era das Explorações, a esfera armilar, também conhecida como astrolábio esférico, armilla ou armil, era um instrumento astronômico usado para navegar pelos oceanos.

Os Cavaleiros Templários utilizaram esta tecnologia antes dos marinheiros portugueses; eles foram apenas os segundos a fazê-lo. É possível que Henrique, o Navegador, uma das figuras mais conhecidas da Era dos Descobrimentos, que serviu como Grão-Mestre da Ordem de Cristo, a tenha introduzido.

Portugal viu a sua época áurea durante a Era dos Descobrimentos, uma época em que eram ricos e visionários, e a desenhadores da bandeira de Portugal sentiu que era vital incluir uma lembrança desta época na bandeira. acima está o Significado Bandeira Portugal na cor amarela da esfera armilar.

Escudo Português Vermelho

A esfera armilar amarela está posicionada em cima de um escudo vermelho no centro da bandeira. Com exceção da bandeira portuguesa hasteada durante o governo de Afonso I, este escudo apareceu em quase todos os desenhos anteriores da bandeira portuguesa.

Claro, o escudo não é totalmente carmesim. Há um bom negócio acontecendo.

A parte vermelha é encimada por sete castelos amarelos e o interior é branco com cinco escudos azuis menores. Em cada um dos escudos azuis, existem 5 pontos brancos.

  • O escudo em si representa as vitórias portuguesas passadas.
  • Acredita-se que os 7 castelos representem os 7 castelos que os portugueses recuperaram dos mouros, embora isso seja apenas especulação.
  • Os 5 escudos azuis mais pequenos representam os 5 reis mouros que foram mortos pelo primeiro rei de Portugal, Afonso I. Estes reis governaram as tarifas de Sevilha, Badajoz, Elvas, Évora e Beja durante o período mourisco.
  • Os 5 pontos brancos dentro de cada escudo azul representam as 5 chagas de Cristo.

E essa é a bandeira portuguesa em poucas palavras.

História da Bandeira de Portugal

Ao longo dos anos, várias alterações foram feitas a fatos dos portuguesesbandeira. A adição de algum tipo de Brazão tem sido uma constante ao longo do crescimento da bandeira.

Até ao século XIX, o gladiador português era usado como bandeira naval e bandeira de fortaleza. No século 19, a bandeira tornou-se um símbolo nacional. O desenho atual da bandeira portuguesa foi adotado pela primeira vez em 30 de junho de 1911.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.